ATIVIDADES TURÍSTICAS DE HOTELARIA E RESTAURANTE: ANÁLISE DE RENTABILIDADE EM UM HOTEL DA SERRA GAÚCHA | TOURIST SERVICES PROFITABILITY: ANALYSIS OF HOSTING AND RESTAURANT ACTIVITIES IN A HOTEL FROM SERRA GAÚCHA - BRAZIL
Palavras-chave:
Contabilidade de custos. Custeio por absorção. Custeio variável. Hotelaria. Restaurante.Resumo
O setor de turismo é composto por um conjunto de atividades, que, em sua totalidade, tem grande representatividade na economia do Brasil e vem apresentando crescimento constante ao longo dos últimos anos. A hotelaria está diretamente vinculada à demanda turística ao passo que, apesar de não ser classificada como atividade turística, grande parte das receitas do setor é auferida pelos restaurantes. A eficácia com que estas empresas desempenham suas atividades, de forma especial à gestão de custos, é relevante para que se obtenham resultados satisfatórios mantendo o crescimento do setor turístico. Em vista da importância da Contabilidade de Custos neste cenário, este trabalho tem como objetivo determinar, através dos métodos de custeio variável e absorção, qual das atividades desenvolvidas pelo Hotel Alfa é a que apresenta melhores resultados econômicos para a organização. Com relação à metodologia aplicada, realizou-se um estudo de caso único, descritivo e qualitativo. Para atingir o objetivo proposto, determinaram-se os custos e despesas da empresa e calcularam-se os custos através dos métodos de custeio variável e absorção. Verificou-se que, contabilmente, a atividade de hotelaria apresenta melhores resultados econômicos do que se comparados ao restaurante. Entretanto, através do custeio variável, constatou-se que o restaurante gera uma margem de contribuição positiva. Este método de custeio, apesar de não observar os Princípios Contábeis e não atender às legislações fiscais, apresenta informações gerenciais relevantes que auxiliam na tomada de decisões.
DOI: 10.18226/23190639.v4n2.02
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.