EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS SERVIÇOS | INFORMATION TECHNOLOGY AND COMMUNICATION COMPANIES: NEW SERVICES DEVELOPMENT PROCESS
Palavras-chave:
Desenvolvimento de Novos Serviços, Tecnologia da Informação e Comunicação, Inovação em ServiçosResumo
Esta pesquisa objetivou identificar e testar os indicadores que geram novos serviços em empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e se propôs a desenvolver e validar um diagrama explicativo deste fenômeno. São incomuns as investigações sobre a inovação em empresas de TIC, em especial os que identifiquem e testem este fenômeno em um único estudo. Após o desenvolvimento de um modelo, para testá-lo foi realizada uma pesquisa com 269 profissionais de empresas de TIC. As análises demonstraram que os indicadores de marketing (pesquisa de mercado, política de preços, estratégia de venda e canal de vendas), do meio ambiente (ambiente legal e regulatório, ações dos concorrentes e ações dos fornecedores) e da estrutura organizacional (competências e habilidades, know-how, processos internos, comunicação interdepartamental e velocidade de produção) influenciam o NSD nas empresas de TIC. Como contribuição acadêmica desta pesquisa, pode-se destacar a proposição e teste de um diagrama explicativo inicial do fenômeno NSD em empresas de TIC.
DOI: 10.18226/23190639.v4n2.05
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.