EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS SERVIÇOS | INFORMATION TECHNOLOGY AND COMMUNICATION COMPANIES: NEW SERVICES DEVELOPMENT PROCESS

Autores

  • Carlos Augusto Dias Mattos Fucape Business School
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Novos Serviços, Tecnologia da Informação e Comunicação, Inovação em Serviços

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar e testar os indicadores que geram novos serviços em empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e se propôs a desenvolver e validar um diagrama explicativo deste fenômeno. São incomuns as investigações sobre a inovação em empresas de TIC, em especial os que identifiquem e testem este fenômeno em um único estudo. Após o desenvolvimento de um modelo, para testá-lo foi realizada uma pesquisa com 269 profissionais de empresas de TIC. As análises demonstraram que os indicadores de marketing (pesquisa de mercado, política de preços, estratégia de venda e canal de vendas), do meio ambiente (ambiente legal e regulatório, ações dos concorrentes e ações dos fornecedores) e da estrutura organizacional (competências e habilidades, know-how, processos internos, comunicação interdepartamental e velocidade de produção) influenciam o NSD nas empresas de TIC. Como contribuição acadêmica desta pesquisa, pode-se destacar a proposição e teste de um diagrama explicativo inicial do fenômeno NSD em empresas de TIC.

DOI: 10.18226/23190639.v4n2.05

Biografia do Autor

Carlos Augusto Dias Mattos, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Doutor em Administração 

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Mattos, C. A. D., & Mainardes, E. W. (2017). EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS SERVIÇOS | INFORMATION TECHNOLOGY AND COMMUNICATION COMPANIES: NEW SERVICES DEVELOPMENT PROCESS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 4(2), 85–104. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/4291

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.