MÉTODO PARA INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO ISO9001, ISO14001 E OHSAS18001 | A METHOD TO INTEGRATE ISO9001, ISO14001 AND OHSAS18001 MANAGEMENT SYSTEMS
Palavras-chave:
SIG, Sistema Integrado, OHSAS, ISO, IntegraçãoResumo
Este artigo tem como objetivo principal propor um método para integração de sistemas de gestão baseados nas normas ISO9001, ISO14001 e OHSAS18001 em empresas do ramo metal-mecânico. A partir dos resultados da aplicação prática do método de diagnóstico proposto por Bonato e Caten (2015) e de um caso de insucesso na integração de alguns requisitos das 3 normas em uma organização, o estudo apresenta uma proposta de um método de integração de sistemas de gestão, agrupando 19 requisitos normativos de integração em 3 fases distintas: Planejamento e Gestão; Execução e; Medição, Análise e Melhoria. Entre os principais resultados obtidos destaca-se o agrupamento da integração em 3 fases, o detalhamento e justificativa das necessidades de integração de cada requisito, um diagrama PERT com os tempos necessários para que a organização integre cada um dos requisitos e os primeiros passos que a empresa deve tomar para iniciar a integração de cada requisito.
DOI: 10.18226/23190639.v4n3.02
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.