MOTIVOS DA ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE PRODUTOS ALIMENTARES | REASONS FOR THE ADOPTION OF TECHNOLOGIES BY MICRO AND SMALL FOOD DISTRIBUTION FIRMS
Palavras-chave:
Adoção de Tecnologias, Micro e pequenas empresas, Distribuição, Produtos alimentares, Portugal.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar os motivos da adoção de tecnologias pelas micro e pequenas empresas distribuidoras de produtos alimentares em Portugal. Utilizou-se a técnica do inquérito por questionário como método de recolha de dados, sendo a amostra constituída por 92 empresas. As empresas foram inquiridas para o período entre 2010 e 2014. Os resultados sugerem que estas empresas não adotam tecnologias de forma planejada. A adoção de tecnologias acontece em função do crescimento da empresa, do alargamento de produtos e serviços oferecidos, e como resposta à concorrência ou por imposição do Governo ou influência dos clientes. Contudo, para a maioria das tecnologias adotadas não foi possível identificar uma motivação específica.
DOI: 10.18226/23190639.v4n1.04
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.