MOTIVOS DA ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE PRODUTOS ALIMENTARES | REASONS FOR THE ADOPTION OF TECHNOLOGIES BY MICRO AND SMALL FOOD DISTRIBUTION FIRMS

Autores

  • Vasco Eiriz Universidade do Minho
  • Natália Barbosa Universidade do Minho
  • Vítor Ferreira Universidade do Minho

Palavras-chave:

Adoção de Tecnologias, Micro e pequenas empresas, Distribuição, Produtos alimentares, Portugal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os motivos da adoção de tecnologias pelas micro e pequenas empresas distribuidoras de produtos alimentares em Portugal. Utilizou-se a técnica do inquérito por questionário como método de recolha de dados, sendo a amostra constituída por 92 empresas. As empresas foram inquiridas para o período entre 2010 e 2014. Os resultados sugerem que estas empresas não adotam tecnologias de forma planejada. A adoção de tecnologias acontece em função do crescimento da empresa, do alargamento de produtos e serviços oferecidos, e como resposta à concorrência ou por imposição do Governo ou influência dos clientes. Contudo, para a maioria das tecnologias adotadas não foi possível identificar uma motivação específica.

DOI: 10.18226/23190639.v4n1.04

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

Eiriz, V., Barbosa, N., & Ferreira, V. (2016). MOTIVOS DA ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE PRODUTOS ALIMENTARES | REASONS FOR THE ADOPTION OF TECHNOLOGIES BY MICRO AND SMALL FOOD DISTRIBUTION FIRMS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 4(1), 52–65. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/4156

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.