SUCESSÃO FAMILIAR: UMA EMPRESA PODE TER INÍCIO, MEIO E FIM, MAS TAMBÉM PODE COLHER FRUTOS DE NOVOS NEGÓCIOS | FAMILY SUCESSION: A COMPANY MAY HAVE BEGGINING, MIDDLE AND END, BUT ALSO CAN REAP BENEFITS OF NEW BUSINESSES
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Inovação, Pensamento estratégico, Mudanças, Sucessão familiar.Resumo
Uma empresa familiar, assim como qualquer outra, é afetada pelas constantes mudanças decorrentes do ambiente tanto interno quanto externo. No contexto dessas mudanças, ocorrem as inovações, que apresentam-se como cruciais para a sobrevivência da empresa, e podem partir de estratégias ou gerá-las por meio do espírito empreendedor de seus gestores. No entanto, em toda empresa chega o momento de sucessão dos gestores, e no caso de empresas familiares estão envolvidos sentimentos provenientes dos laços de família que estão presentes no âmbito empresarial e podem gerar conflitos tanto na família quanto na empresa. Assim, o objetivo do presente caso de ensino é discutir especialmente sobre as questões referentes ao processo de sucessão em uma empresa familiar do ramo de materiais de construção, refletindo sobre como o empreendedorismo, a inovação, o pensamento estratégico e as mudanças influenciam nesse tipo de empresa. Esse caso de ensino pode ser aplicado em cursos de graduação em administração nas disciplinas de teorias organizacionais, diretrizes e planejamento empresarial, administração de novos negócios, inovação e empreendedorismo, inteligência competitiva, gestão estratégica de pessoas e comportamento organizacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.