AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERNET NOS EFEITOS DA SAZONALIDADE: UM ESTUDO REALIZADO EM UM HOTEL DE PEQUENO PORTE | INFORMATION TECHNOLOGY AND TOURISM: INTERNET CONTRIBUTIONS IN THE EFFECTS OF SEASONALITY IN A SMALL HOTEL
Palavras-chave:
Turismo. Hotelaria. Tecnologia da Informação. Internet. Sazonalidade.Resumo
O turismo vivencia crescimento intenso ao longo dos anos, passando a ser entendido como um fenômeno. Sua efetivação conta com atividades diversas, sendo uma das principais a hotelaria. Os gestores se deparam com o desafio de formular estratégias e políticas capazes de conduzir ao desenvolvimento turístico, requerendo conhecimento técnico e especializado. Os clientes vêm apresentando mudanças comportamentais: eles estão mais informados e preferem escolher os destinos turísticos e os locais aonde se hospedarão. O mercado do turismo é, então, sazonal, exigindo o desenvolvimento de métodos inovadores e análises amplas, de maneira a favorecer a tomada de decisão. A Tecnologia da Informação é vista como uma ferramenta oportuna, sobretudo o uso da internet. O presente estudo objetiva investigar o impacto que o uso da internet provoca na comercialização das diárias de um hotel, quando verificada a taxa de ocupação do estabelecimento. A pesquisa, de caráter descritivo e de natureza qualitativa e quantitativa, constitui um Estudo de Caso, centrando-se na análise de dados obtidos em um hotel de pequeno porte localizado na rota turística do litoral brasileiro, na cidade do Natal/RN. Os dados foram coletados a partir de entrevista com o gestor/proprietário do empreendimento, observação direta e análise documental, abrangendo as reservas de diárias consolidadas no período de janeiro de 2011 a outubro de 2013, sendo analisados a partir da triangulação dos dados. Os resultados evidenciam a importância da internet nas operações do hotel investigado, expresso por um incremento aproximado de 20% na venda de diárias.
DOI: 10.18226/23190639.v4n2.03
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.