GERAÇÃO Y: EXPECTATIVAS DE ESTILO DE LIDERANÇA E SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO | GENERATION Y: EXPECTATIONS REGARDING LEADERSHIP STYLE AND JOB SATISFACTION

Autores

  • Eduardo Favero Sganderla Universidade Feevale
  • Maria Cristina Bohnenberger Universidade Feevale
  • Vania Gisele Bessi Universidade Feevale
  • Serje Schmidt Universidade Feevale

Palavras-chave:

Geração Y, Liderança, Satisfação no trabalho

Resumo

Tem-se discutido muito, no meio acadêmico, acerca das características e particularidades que configuram o perfil daqueles pertencentes à chamada Geração Y. Por outro lado, no meio empresarial, fala-se no desafio constante que é o gerenciamento desse grupo, da busca pelo seu engajamento e comprometimento, em relação à empresa onde atuam. Nesse sentido, esta pesquisa tem o intuito de colaborar com a discussão acerca desses jovens. Buscou-se, neste trabalho, identificar o estilo de liderança esperado por esta geração e os fatores que contribuem com sua satisfação no trabalho. O método de pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, realizada através de coleta de dados com alunos concluintes do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Novo Hamburgo/RS. Para a identificação do perfil de liderança esperado foi utilizado como referência o Questionário LASI, desenvolvido por Hersey e Blanchard (1986). De um total de 112 alunos inquiridos, obteve-se um retorno de 67 questionários válidos. Após a análise dos dados verificou-se que o fator principal para satisfazer os jovens respondentes, pertencentes à geração Y no ambiente de trabalho é a oportunidade de aprendizado e que o estilo de liderança esperado, segundo o Modelo de Hersey e Blanchard, é o E2 (persuadir) e o E3 (compartilhar), ambos voltados para o relacionamento entre os subordinados e seus líderes. 

DOI: 10.18226/23190639.v4n1.02

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

Sganderla, E. F., Bohnenberger, M. C., Bessi, V. G., & Schmidt, S. (2016). GERAÇÃO Y: EXPECTATIVAS DE ESTILO DE LIDERANÇA E SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO | GENERATION Y: EXPECTATIONS REGARDING LEADERSHIP STYLE AND JOB SATISFACTION. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 4(1), 19–35. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3882

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.