A RELAÇÃO DAS ATIVIDADES INOVATIVAS COM A RECEITA LÍQUIDA DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA | THE RELATION OF INNOVATIVE ACTIVITIES WITH THE REVENUE OF BRAZILIAN INDUSTRY OF TRANSFORMATION
Palavras-chave:
Inovação, Atividades Inovativas, Desempenho FinanceiroResumo
As pesquisas vêm destacando à importância atribuída à inovação e o que ela representa para o crescimento econômico e ao desenvolvimento das empresas. O presente estudo procurou investigar por meio das atividades inovativas quais as variáveis que tenham relação com o desempenho financeiro das empresas. Foram coletadas informações sobre as atividades inovativas e a receita do setor da indústria de transformação, a partir da pesquisa PINTEC,que é realizada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), referente ao ano de 2011. Para o tratamento dos dados utilizou-se a regressão linear múltipla, na qual foram submetidas oito variáveis relacionadas as atividades inovativas e a receita líquida. De acordo com os resultados, sendo que as atividades consideradas estatisticamente significantes foram: a introdução de inovações tecnológicas no mercado, aquisição de máquinas e equipamentos e atividade interna de pesquisa e desenvolvimento, a atividade de introdução de inovações tecnológicas no mercado com maior impacto sobre a receita líquida. As atividades consideradas estatísticamente significantes demonstram a importância de investimentos em tecnologia, de conhecimento e de atenção à introdução do produto no mercado nas quais contribuem no desempenho financeiro das empresas. Também, observou-se que o modelo apresentou elevado coeficiente de determinação ajustado (97%),o que demonstra uma forte relação entre o valor gasto nessas atividades inovativas com a receita líquida das empresas.
DOI: 10.18226/23190639.v4n1.03
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.