Processo de decisão de compra do empreendedor autônomo

Autores

  • Renata Saavedra Castro Trindade Fucape Business School
  • Robson Moro Aioffi FAACZ – Faculdades Integradas de Aracruz
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School
  • Sarah Venturim Lasso Fucape Business School

Palavras-chave:

Decisão de compra. Empreendedor autônomo. Comprador organizacional. Comportamento do consumidor

Resumo

Entender o processo de decisão de compra de seus consumidores é uma questão central de marketing. Na literatura, é possível encontrar modelos clássicos do processo de decisão de compra individual e organizacional. No entanto, tem se observado o crescimento e influência na economia de profissionais empreendedores autônomos (EA). Assim, o objetivo geral deste estudo foi definir o processo de decisão de compra do consumidor EA. Para alcançar esse objetivo, um modelo inicial foi proposto e a partir deste, estruturou-se uma pesquisa quantitativa descritiva. Objetivando testar o modelo proposto, foi realizada uma pesquisa com 350 profissionais de estética, categoria essa definida para representar o EA no estudo. Baseando-se nos dados obtidos, foi gerado um modelo final, diferente do modelo proposto inicialmente, composto por cinco etapas: opções de produtos/serviços, opções de fornecedores, avaliação de alternativas relacionadas às necessidades dos clientes, compra e pós-compra/análise do resultado. Este estudo teve como principal contribuição acadêmica a proposição e teste de um modelo do processo de decisão de compra do EA, vez que estes modelos são raros na literatura.

DOI: 10.18226/23190639.v3n2.02

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Trindade, R. S. C., Aioffi, R. M., Mainardes, E. W., & Lasso, S. V. (2015). Processo de decisão de compra do empreendedor autônomo. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 3(2), 25–50. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3786

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.