Modelo Conceitual da Confiança e do Comprometimento como Bases de Sustentação e Desenvolvimento das Redes de Cooperativas.
Palavras-chave:
Redes de Organizações, Confiança, Comprometimento, CooperativasResumo
O artigo apresenta e defende um modelo conceitual de relações sociais de confiança e comprometimento como sendo as bases do equilíbrio e desenvolvimento das redes de atores que participam de cooperativas. Define-se equilíbrio como a existência de acordos e regras que orientam o comportamento dos atores; e define-se o desenvolvimento como relacionado aos resultados coletivos, tais como solução de conflitos. Como teoria de base utilizam-se os argumentos da perspectiva social de redes, na sua afirmativa de um fundo social que orienta a dinâmica de uma rede; e os argumentos da perspectiva da sociedade em rede, na sua afirmativa sobre o novo formato em rede da sociedade. O modelo estabelece uma integração de categorias ainda não encontrada na literatura brasileira. O trabalho se caracteriza por ser um ensaio, buscando contribuir para o estudo das ações cooperativistas, que se caracterizam por objetivos sociais não lucrativos e, ao mesmo tempo, com as organizações participantes necessitando agir de forma competitiva no mercado. Esse duplo objetivo coletivo torna o tema das redes cooperativistas exemplares para o desenvolvimento de teorias e de modelos, como o apresentado neste ensaio. Além desse benefício teórico, o trabalho também contribui apresentando um quadro orientador sobre as definições operacionais das categorias e os indicadores que servem para a construção de instrumentos de pesquisa. Palavras Chave: Redes de Organizações, Confiança, Comprometimento, Cooperativas.
DOI: 10.18226/23190639.v3n2.04
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.