Mídia Paga ou Espontânea? Percepções de profissionais de marketing e comunicação sobre a importância de anúncios publicitários e notícias

Autores

  • Lucas Roecker Lazarin UFRGS
  • Luiz Antonio Slongo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Marketing, Comunicação, Mídia, Publicidade, Assessoria de Imprensa.

Resumo

Este artigo, de natureza exploratória, tem como intuito elencar questões concernentes aos investimentos em comunicação midiática em marketing, considerando aspectos relativos aos gastos financeiros e ao ad avoidance, que impactam, respectivamente, sua eficiência e eficácia. Apresenta-se, define-se e problematiza-se as duas modalidades de inserção midiática em marketing: anúncios publicitários e notícias de assessoria de imprensa, e tem-se como objetivo compreender os motivos e contextos para a escolha e direcionamento de esforços a cada uma dessas opções por profissionais de marketing e comunicação, com atuação em empresas anunciantes, agências e veículos de comunicação. Para tanto empreende-se a metodologia de entrevistas em profundidade com profissionais dos três âmbitos organizacionais de interesse: empresas anunciantes, agências e veículos de comunicação. Com isso, infere-se uma comum percepção dos profissionais em torno da credibilidade transmitida pelo formato de mídia espontânea, em contraste com maiores alcance e frequência atribuídos aos anúncios pagos. Há também considerações, embora divergentes, a respeito das dependências entre investimentos em mídia paga e conquista de notícias, relacionadas à geração de pautas e ao relacionamento pessoal e financeiro com os veículos de comunicação. Por fim, contrasta-se os resultados obtidos com as conclusões teóricas de estudos anteriores sobre o tema a fim de concluir o estudo e sugerir continuidades.

DOI: 10.18226/23190639.v3n2.01

Biografia do Autor

Lucas Roecker Lazarin, UFRGS

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, UFRGS. Técnico em Administração, IFRS. Mestrando em Administração, PPGA-UFRGS.

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Publicado

2015-12-03

Como Citar

Lazarin, L. R., & Slongo, L. A. (2015). Mídia Paga ou Espontânea? Percepções de profissionais de marketing e comunicação sobre a importância de anúncios publicitários e notícias. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 3(2), 1–24. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3678

Edição

Seção

Artigos

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