CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: ANÁLISE DE APLICAÇÃO DO FRAMEWORK CRALVES PARA GERAÇÃO DE NOVAS IDEIAS DE NEGÓCIO EM UMA STARTUP DO MERCADO EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v10n2.03

Palavras-chave:

Criatividade, Inovação, Framework Cralves, Mercado Editorial

Resumo

Segundo diagnóstico de uma pesquisa realizada pela Nielsen Book para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), em 2021, para o mercado editorial brasileiro, as livrarias físicas perdem vendas, mas em contrapartida há um crescimento no seguimento das livrarias exclusivamente virtuais. No contexto de inovação desse mercado surge uma plataforma digital para a facilitação no processo de produção e venda de livros. Um ecossistema alimentado por vários segmentos de clientes: editoras, escritores, designers, revisores, serviços de impressão e finalmente os clientes finais, os leitores. Com o objetivo de gerar ideias criativas e inovadoras para a melhoria dos processos de negócio em questão, aplicou-se o Framework Cralves, também foi realizada revisão bibliográfica da literatura existente para analisar as ferramentas e técnicas  utilizadas em seu processo. Diante dos fatos, foi possível concluir que o Framework Cralves corrobora com a potencialização na geração de ideias criativas e inovadoras, individuais e em grupos. Contribuiu para a gestão da criatividade e da inovação. Proporcionou engajamento entre  as partes a partir do desdobramento das etapas realizadas.

 

Submetido: Agosto 2022

Aceito: Dezembro 2022

DOI: 10.18226/23190639.v10n2.03

Biografia do Autor

Waldelino Duarte Ribeiro, Federal University of Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do rio Grande do Norte. Especialista em Gestão de Projetos e em Gestão de Processos pela mesma universidade. Tecnólogo em Redes de Computadores pela Estácio/RN.

Cristiano Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

PhD em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico, Mestre e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) . Membro dos grupos de pesquisas Compósitos Lignocelulósicos (UNESP/Botucatu), IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research (Universidade Técnica de Lisboa) e Grupo LOGO (UFSC) em linhas de pesquisas de desenvolvimento componentes técnicos para a indústria automobilística e ferroviária, e sistemas de gestão de Ecodesign e sustentabilidade de produtos e processos. Possui experiência como designer automotivo (Mercedes Benz do Brasil), gerente de design (Maquinas Agrícolas Jacto) e diretor de P&D (Ancel - Tecnologia em Compósitos) professor de Design da Universidade Eurípides de Marília (UNIVEM), da Universidade de Sorocaba-SP e da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL). Atuou como coordenador do curso de Design da UFRN, como idealizador e coordenador do grupo de pesquisa ECOAR - Design, Inovação e Sustentabilidade e do Núcleo de Design, Inovação e Sustentabilidade da UFRN (NDIS). Atualmente é professor adjunto do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor permanente do programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN (MPInova). Atua na área do Industrial Design, com ênfase em Desenvolvimento e Gestão de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: Design Estratégico Sustentável, Materiais Compósitos Naturais, Eco-Design, Sustentabilidade, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Análise de Ciclo-de-Vida (ACV/LCA) de Produtos e Processos e Avaliação Ambiental Estratégica.

Orivaldo Vieira de Santana Júnior, Federal University of Rio Grande do Norte

Doctor and master by the Center for Informatics at UFPE. Graduated in Computer Science from the Federal University of Bahia. Adjunct Professor at ECT / UFRN and Professor at the Postgraduate Program in Science, Technology and Innovation (PPgCTI). He has experience in the field of Computer Science, with an emphasis on Computer Systems, working mainly on the following topics: Machine Learning, Educational Data Science, Educational Robotics and Industry 4.0.

Referências

Brown, T. (2018). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books.

Camp, R. C., & Camp Robert, C. (1989). Benchmarking: the search for industry best practices that lead to superior performance (pp. 3-36). Milwaukee, WI: Quality Press.

Deming, W. E. (1986). Out of the Crisis: quality, productivity and competitive position. Cambridge: Cambridge University Press.

Dutra, F. F., Alves, C., Carvalho, Z. V., Matamoros, E. P., & Sabino, W. C. (2021). Análise de framework criativo Cralves para potencialização de proposta de valor de modelo de negócios de ecoinovações. VII Encontro Nacional de Propriedade Intelectual.

Edwards, S., & Cooper, N. (2010). Mind mapping as a teaching resource. The clinical teacher, 7(4), 236-239.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Gaião Filho, I., & Campos, F. (2016). Análise comparativa da experiência das técnicas criativas Brainstorming e Método 635 a partir da Teoria da Atividade. Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design, (1), 10-19.

Gray, D., Brown, S., & Macanufo, J. (2012). Gamestorming: jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books.

Guerreiro, M. C. R. F., & Wechsler, S. M. (1988). Sobre Criatividade. Jornal de Psicologia, 7, 4, 3-7.

Guilford, J. P. (1951). Creativity. In: American Psychologist. v. 5, n. 9.

Kneller, G. (1978). Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo: Ibrasa.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2019). A jornada do Design Thinking: transformação digital prática de equipes, produtos, serviços, negócios e ecossistemas. Rio de Janeiro: Alta Books.

Lowdermilk, T. (2019). Design Centrado no Usuário. São Paulo: Novatec.

Magaldi, S., Neto, J. S. (2018). Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. São Paulo: Gente.

Magaldi, S., Neto, J. S. (2020). Estratégia adaptativa: o novo tratado do pensamento estratégico. São Paulo: Gente.

Melo, A., & Abelheira, R. (2015). Design Thinking & Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec.

Nachmanovitch, S. (1993). Ser criativo: o poder de improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus.

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2019) Value Proposition Design: como construir proposta de valor inovadores. Rio de Janeiro: Alta Books.

Osterwalder, A., & Bland, D. J. (2020). Testando Ideias de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books.

Pearson, A. (2011). Criatividade e Inovação. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Pijl, P. V. der, Lokitz, J., & Solomon, L. K. (2018). Planeje melhor seu negócio: novas ferramentas, habilidades e mentalidades para estratégia e inovação. Rio de Janeiro: Alta Books.

Sanmartim, S. M. (2012). Criatividade e inovação na empresa: do potencial à ação criadora. São Paulo: Trevisan.

Scherer, F. O. (2016). Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo: Atlas.

Schumpeter, J. A. (1911). Teoria do desenvolvimento econômico.

Schwab, K. (2019). A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro.

Seelig, T. (2021). Encontre sua Criatividade. Caxias do Sul: Belas-Letras.

Silva, M. J. V. e, Filho, Y. V. e S., Adler, I. K., Lucena, B. F., & Russo, B. (2012). Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press.

STICKDORN, M., HORMESS, M., LAWRENCE, A., & SCHNEIDER, J. (2020). Isto é design de serviço na prática: como aplicar o design de serviço no mundo real - manual do praticante. Porto Alegre: Bookman.

Waengertner, P. (2018). A estratégia da inovação radical: como qualquer empresa pode crescer e lucrar aplicando os princípios das organizações de ponta do Vale do Silício. São Paulo: Gente.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Duarte Ribeiro, W., Alves, C., & Vieira de Santana Júnior, O. (2023). CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: ANÁLISE DE APLICAÇÃO DO FRAMEWORK CRALVES PARA GERAÇÃO DE NOVAS IDEIAS DE NEGÓCIO EM UMA STARTUP DO MERCADO EDITORIAL. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 10(2), 40–55. https://doi.org/10.18226/23190639.v10n2.03

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.