INOVAÇÃO ABERTA EM COOPERATIVA DE CRÉDITO: ESTUDO DE CASO NO SICREDI | OPEN INNOVATION IN A CREDIT COOPERATIVE SYSTEM: STUDY OF CASE IN SICREDI
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.08Palavras-chave:
Inovação Aberta, Inovação em Serviços, Inovação em Cooperativa de Crédito. InovaçãoResumo
Este estudo buscou analisar as dificuldades e desafios do modelo de gestão de inovação aberta para o Sistema Cooperativo de Crédito Sicredi. Utilizou abordagem qualitativa, com o método de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevista, documentos e observação. Para análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo com categorias mistas. Os resultados da pesquisa demonstram que a instituição financeira detém aspectos de inovação fechada influenciado pelas regulamentações no sistema financeiro, porém evidenciou-se a predominância do modelo de inovação aberta com a exploração de fontes de relacionamento externo para a promoção da inovação. Entre os principais desafios na prática de uma inovação do tipo aberta no Sicredi destacou-se a regulamentação do sistema financeiro, estrutura organizacional, aspectos de cunho cultural, intercooperação entre cooperativas e diferentes gerações de associados.
DOI: 10.18226/23190639.v9n3.08
Adiones Galiazzi*, UNOESC, Brasil Email: adiones_galiazzi@sicredi.com.br
Fernando Fantoni Bencke, UNOESC, Brasil Email: fernando.bencke@unoesc.edu.br
Ana Claudia Lara, UNOESC, Brasil Email: a.anaclaudialara@gmail.com
Submetido: Junho, 2021
Aceito: Maio, 2021
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.