INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE: CONFIABILIDADE, COMPLEXIDADE NA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS E EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL | TECHNOLOGICAL INNOVATION IN ACCOUNTING OFFICES: RELIABILITY, COMPLEXITY IN THE EXECUTION OF SERVICES AND ORGANIZATIONAL EFFICIENCY

Authors

  • Carla Milena Gonçalves Fernandes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Alex Sandro Rodrigues Martins Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Vagner Horz Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Anderson Betti Frare Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Keywords:

Inovação tecnológica, Escritórios de contabilidade, Gestão, Inovação.

Abstract

A inovação tecnológica está promovendo disrupções significativas no mundo dos negócios. Não obstante, os escritórios de contabilidade também estão incluídos nessa mudança de paradigmas. Desta forma, o estudo tem por objetivo analisar a relação entre a percepção com a inovação tecnológica e as características dos escritórios de contabilidade. A revisão da literatura se apoia nas características dos escritórios (tempo de atuação no mercado, o número de funcionários e de clientes e predominância do regime de tributação dos clientes) e na inovação tecnológica (confiabilidade, complexidade na execução de serviços e eficiência organizacional). Para tanto, foi realizado uma survey com escritórios contábeis vinculados ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (SESCON-RS). Os dados foram analisados por meio de Correlação de Spearman e Análise de Correspondências Múltiplas. Os achados apontam que o tempo de atuação no mercado pelos escritórios se correlaciona positivamente com o número de funcionários e negativamente com a percepção de complexidade, assim como o número de funcionários se correlaciona com o número de clientes. Também há correlação positiva entre a confiabilidade e eficiência organizacional. Geralmente, a alta percepção de confiabilidade e eficiência organizacional frente a inovação tecnológica, está associada a escritórios que atuam de 16 a 30 anos no mercado, além dos clientes serem predominantemente tributados pelo Simples Nacional. O estudo conclui que conforme as características dos escritórios contábeis, diferentes são as percepções sobre a inovação tecnológica.

=======================================

DOI: 10.18226/23190639.v8n3.04

 

 

Carla Milena Gonçalves Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: carlafernandes@furg.br

 

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: alexmartins@furg.br

 

Vagner Horz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Brasil.

E-mail: vagner.horz@ufu.br

 

Anderson Betti Frare*, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Brasil.

E-mail: anderson_betti_frare@hotmail.com

 

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: professorquintana@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Submetido: Maio 2020

Aceito: Junho 2020

*Contato para Correspondência

 

Author Biographies

Carla Milena Gonçalves Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestra em Contabilidade na linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade pelo Programa de Pós-graduação em Contabilidade-PPGCont da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar); Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG; e Graduanda em Ciências Contábeis pela FURG. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG). Tem experiência na área de Administração. Tem interesse pelas áreas de educação e pesquisa em Contabilidade e Administração (ênfase em gestão de projetos e projetos públicos).

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente Coordenador de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutor a Distância do Curso de Administração UAB/FURG e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal UAB/FURG. Trabalha com pesquisas voltadas para os temas : Tecnologia na Educação do Ensino Superior, Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado, Contabilidade Ambiental e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Vagner Horz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Gestão Estratégica em Pessoas pela Universidade Franciscana (UFN) e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Ciências Contábeis, Controle Gerencial, Compliance e Governança Corporativa.

Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial (NUPEC/UFSC), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG) e Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON/FURG). Avaliador de periódicos e congressos de Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Gerencial, Sistema de Controle Gerencial e Desempenho Organizacional.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico. Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública e Exame de Suficiência do CFC Comentado. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Published

2021-04-30

How to Cite

Fernandes, C. M. G., Martins, A. S. R., Horz, V., Frare, A. B., & Quintana, A. C. (2021). INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE: CONFIABILIDADE, COMPLEXIDADE NA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS E EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL | TECHNOLOGICAL INNOVATION IN ACCOUNTING OFFICES: RELIABILITY, COMPLEXITY IN THE EXECUTION OF SERVICES AND ORGANIZATIONAL EFFICIENCY. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 8(3), 64–88. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/8472

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

<< < 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.