INOVAÇÕES ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO GOVERNAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS | ORGANIZATIONAL INNOVATIONS IN GOVERNMENTAL MANAGEMENT: AN ANALYSIS OF CIVIL SERVANTS' PERCEPTIONS

Authors

Keywords:

Inovação no setor público, inovação organizacional, gestão governamental.

Abstract

Este artigo objetiva compreender como a inovação é percebida no setor público sob a ótica dos servidores públicos que trabalham com inovações. A concepção de inovação assumida aqui ultrapassa o vínculo da tecnologia, tendo destaque as inovações organizacionais que representam melhorias no gerenciamento da coisa pública e culminam na atribuição de valor pela população. A partir de pesquisa qualitativa e descritiva, foram selecionados estudos de casos em organizações da Administração Pública federal e estadual que atuam com inovações enquanto sua atividade-fim e aqueles que inovam em suas áreas setoriais. A coleta de dados centrou-se em entrevistas semiestruturadas com 14 servidores públicos dos casos analisados, ocorridas entre 2018 e 2019. A análise abrangeu as percepções dos entrevistados sobre: i) o que são inovações; ii) inovações no cotidiano de trabalho; iii) tarefas para além do prescrito; e iv) o impacto das transições de gestão governamental nas dinâmicas de inovação. Os resultados apontaram que a percepção desses profissionais transpõe o comumente compreendido por inovação como mudança, ruptura, novo, criatividade. Os principais achados indicaram que as mudanças de gestão de governo repercutiram na inovação quanto à disponibilidade de recursos e ao suporte organizacional para a estratégia de inovação na Administração Pública. Contudo, a ausência de recursos não inibiu a busca por alternativas na esfera estadual que encontrou soluções inovadoras para seu contexto, logo a percepção por inovações seria relativa. Consequentemente, a inovação contribui para transformar a gestão pública ao atender as expectativas dos cidadãos por serviços públicos de qualidade e transparência nas ações governamentais.

=============================================

 

DOI: 10.18226/23190639.v9n1.03


Cristina Camila Teles Saldanha*, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Brasil.
E-mail: cristina.c.t.saldanha@gmail.com

Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz, Fundação João Pinheiro (FJP-MG). Brasil.
E-mail: marcus.cruz@fjp.mg.gov.br

 

 

 

 

 

Submetido: Março 2020
Aceito: Outubro 2020
*Contato para Correspondência

 

Author Biographies

Cristina Camila Teles Saldanha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fundação João Pinheiro (FJP-MG)

Doutoranda em Administração pela UFMG. Mestre em Administração pública pela FJP-MG. Especialista em Gestão de Pessoas pela UEMG. Bacharel em Gestão Pública pela UFMG e Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-MG.

Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz, Fundação João Pinheiro (FJP-MG)

Coordenador e Professor do Mestrado em Administração Pública da Escola de Governo da FJP-MG. Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração pela UFMG. Doutorado Sanduíche na American University, Washington, D.C., Estados Unidos. Pós-Doutorado no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

Published

2021-08-31

How to Cite

Saldanha, C. C. T., & Cruz, M. V. G. da. (2021). INOVAÇÕES ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO GOVERNAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS | ORGANIZATIONAL INNOVATIONS IN GOVERNMENTAL MANAGEMENT: AN ANALYSIS OF CIVIL SERVANTS’ PERCEPTIONS. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 9(1), 45–73. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/8314

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.