MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL (SAG) DA SOJA PÓS INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DOS TRANSGÊNICOS | ORGANIZATIONAL CHANGES IN THE AGROINDUSTRIAL SYSTEM (SAG) OF SOYBEAN AFTER TECHNOLOGICAL INNOVATION OF TRANSGENICS

Authors

  • Fabrício Oliveira Leitão UnB (Universidade de Brasília)
  • Warley Henrique da Silva Universidade de Brasília
  • Sérgio Ronaldo Granemann Universidade de Brasília
  • Juliana Galvarros Buêno Lobo Ribeiro UnB (Universidade de Brasília)

Keywords:

mudanças organizacionais, inovação tecnológica, transgênicos, soja.

Abstract

Este paper buscou mostrar como acontece as mudanças organizacionais ocorridas no SAG da soja, além de evidenciar os impactos aos segmentos e agentes envolvidos em decorrência do advento e da difusão da soja transgênica após sua introdução no Brasil em 2005. Para análise e discussão dos resultados foram utilizadas as contribuições teóricas da Nova Economia Institucional e da Teoria da Organização Industrial. Quanto à sua natureza a pesquisa foi classificada como uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos foi classificada como exploratória, descritiva e explicativa. Quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica e de campo (junto a 35 agentes). A partir dos resultados foi possível concluir que houve aumento da especificidade dos ativos que se fazem uso no SAG da soja, derivados principalmente pela inovação biotecnológica, induzindo as empresas a ampliarem seus limites além da simples visão tradicional de mercado, corroborando com a teoria de Ronald Coase. Outro resultado importante foi que a decisão de produção de um tipo de soja em detrimento de outro (convencional x transgênica) estaria nas mãos dos armazenadores/processadores, e não mais do produtor rural, tendo o prêmio recebido pela segregação da soja e entrega de um produto livre de transgênicos como fundamental na tomada de decisão.

DOI: 10.18226/23190639.v5n3.07

Author Biographies

Fabrício Oliveira Leitão, UnB (Universidade de Brasília)

Possui graduação em Administração, especialização em Gestão Educacional, mestrado em Agronegócios, e doutorado em Transportes. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, trabalhando nas linhas de pesquisa voltadas para a área da Gestão da Produção e Operações e Logística. É membro do grupo de pesquisa do GPIT/UnB (Grupo de Pesquisa sobre Planejamento e Gestão em Transportes) e do GECOMP/UnB (Grupo de Estudos sobre a Sustentabilidade e Competitividade do Agronegócio/UnB) onde lidera uma linha de pesquisa sobre Logística no Agronegócio.

Warley Henrique da Silva, Universidade de Brasília

Engenheiro de Produção pela Faculdade CNEC Unaí (2015). Especialista em Engenharia de Suprimentos pela Universidade Cândido Mendes (2016). Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Agronegócios na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV da Universidade de Brasília - UnB (Previsão de término em 2017). Na oportunidade, desenvolve pesquisas na área de Logística de Suprimentos e Supply Chain Management no campo do agronegócio brasileiro. É pesquisador assistente do Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão, vinculado ao Departamento de Administração da UnB. Tem artigos publicados em periódicos especializados e congressos científicos trabalhando com a linha de pesquisa voltada para o Desenvolvimento Rural, Competitividade e Sustentabilidade no Agronegócio.

Sérgio Ronaldo Granemann, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Ciências Econômicas - Universite Daix Marseille II (1990) e doutorado em Ciências Econômicas - Université Daix Marseille II (1994). Atualmente é Professor Associado I da Universidade de Brasília, Foi Diretor do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU/UnB) e membro de comissão de especialistas do Ministério da Educação. Foi Pró-Reitor de Graduação da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Economia, em Logística Agroindustrial, e em logística empresarial e transporte de cargas. Atua principalmente nos seguintes temas: logística, transporte aéreo, métodos multicritérios, transporte rodoviário de cargas e análise de projetos.

Juliana Galvarros Buêno Lobo Ribeiro, UnB (Universidade de Brasília)

Formação em agronomia com ênfase e mestrado em agronegócios. Experiência com economia rural, nova economia institucional, planejamento estratégico, controle de qualidade, suinocultura, silvicultura e sistemas de integração.

Published

2018-04-27

How to Cite

Leitão, F. O., da Silva, W. H., Granemann, S. R., & Ribeiro, J. G. B. L. (2018). MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL (SAG) DA SOJA PÓS INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DOS TRANSGÊNICOS | ORGANIZATIONAL CHANGES IN THE AGROINDUSTRIAL SYSTEM (SAG) OF SOYBEAN AFTER TECHNOLOGICAL INNOVATION OF TRANSGENICS. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 5(3), 145–171. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5739

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.