A Colaboração na Cadeia de Suprimentos e seu Impacto nas Capabilidades e no Desempenho Operacional das Empresas de Bens de Capital.

Authors

  • Antonio Carlos Domenek Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie

Keywords:

Cadeia de Suprimentos, Colaboração, Capabilidade Operacional, Desempenho Operacional.

Abstract

O objetivo deste estudo foi verificar a importância das práticas da colaboração, caracterizadas aqui como o compartilhamento de recursos, o de informações e os objetivos comuns, e o seu impacto nas capabilidades operacionais de qualidade, flexibilidade e entrega e no desempenho operacional, caracterizado neste estudo pela redução de custo e melhoria de processos, nas empresas de bens de capital instaladas no Brasil. A pesquisa foi dividida em duas fases, em uma primeira fase foram realizadas dez entrevistas em profundidade, com gerentes e diretores de empresas multinacionais deste setor, com posterior análise de conteúdo. Ainda nesta fase foi realizada uma pesquisa estimulada com o objetivo de identificar as possíveis lacunas não identificadas quando da entrevista espontânea. Na segunda fase foi utilizado um questionário estruturado, fundamentado em autores da gestão da cadeia de suprimentos, colaboração, capabilidades e desempenho operacional, enviado para 40 empresas do setor. Os resultados obtidos mostraram que as práticas colaborativas ainda são pouco utilizadas nas empresas de bens de capital, especialmente as relacionadas ao compartilhamento de recursos, tanto materiais como humanos. Também pode se constatar que existiam poucas diferenças entre as respostas quando consideradas a função do respondente, o porte da empresa e o fator motivador da compra de bens de capital. Todavia, nas empresas pesquisadas, pode ser constatada a importância das práticas colaborativas e o seu impacto nas capabilidades e no desempenho operacional destas organizações.

DOI: 10.18226/23190639.v3n3.05

Author Biographies

Antonio Carlos Domenek, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Engenheiro mecânico pela Fundação Armando Álvares Penteado (1986). Mestrado em Administração de Empresas (2003) com o tema suprimentos e compras, do Programa de Pós Graduação Stricto Senso em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é doutorando em Administração de Empresas com tema alinhamento estratégico em bens de capital, do Programa de Pós Graduação Stricto Senso em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Administração, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Experiência em gestão da cadeia de suprimentos em empresa do ramo de papel e celulose.

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1993), pós-doutorado em Administração pela University of Bath, Inglaterra (2003) e em Logística e Engenharia da Informação pela Tokyo University of Marine Science and Technology, Japão (2010). Professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e desde 1999 é professor do programa de pós-graduação stricto senso em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência nas áreas da Engenharia da Produção e da Administração de Empresas, com ênfase em Operações, Logística, Gestão da Qualidade e Produtividade, Administração de Materiais, Administração da Produção, Cadeias de Suprimentos e Redes de Relacionamentos de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Operações Industriais, Logística, Alinhamento Estratégico (Prioridades Competitivas) em Cadeias de Suprimentos, Gestão da Demanda (Governança) em Cadeias de Suprimentos e Redes Colaborativas (Verticais e Horizontais) de Negócios.

Published

2016-07-06

How to Cite

Domenek, A. C., & Moori, R. G. (2016). A Colaboração na Cadeia de Suprimentos e seu Impacto nas Capabilidades e no Desempenho Operacional das Empresas de Bens de Capital. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 3(3), 80–108. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3980

Issue

Section

RBGI Articles