AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERNET NOS EFEITOS DA SAZONALIDADE: UM ESTUDO REALIZADO EM UM HOTEL DE PEQUENO PORTE | INFORMATION TECHNOLOGY AND TOURISM: INTERNET CONTRIBUTIONS IN THE EFFECTS OF SEASONALITY IN A SMALL HOTEL

Authors

  • Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Jeanne Christine Mendes Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alexandro Vladno da Rocha Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maluh Madruga Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Turismo. Hotelaria. Tecnologia da Informação. Internet. Sazonalidade.

Abstract

O turismo vivencia crescimento intenso ao longo dos anos, passando a ser entendido como um fenômeno. Sua efetivação conta com atividades diversas, sendo uma das principais a hotelaria. Os gestores se deparam com o desafio de formular estratégias e políticas capazes de conduzir ao desenvolvimento turístico, requerendo conhecimento técnico e especializado. Os clientes vêm apresentando mudanças comportamentais: eles estão mais informados e preferem escolher os destinos turísticos e os locais aonde se hospedarão. O mercado do turismo é, então, sazonal, exigindo o desenvolvimento de métodos inovadores e análises amplas, de maneira a favorecer a tomada de decisão. A Tecnologia da Informação é vista como uma ferramenta oportuna, sobretudo o uso da internet. O presente estudo objetiva investigar o impacto que o uso da internet provoca na comercialização das diárias de um hotel, quando verificada a taxa de ocupação do estabelecimento. A pesquisa, de caráter descritivo e de natureza qualitativa e quantitativa, constitui um Estudo de Caso, centrando-se na análise de dados obtidos em um hotel de pequeno porte localizado na rota turística do litoral brasileiro, na cidade do Natal/RN. Os dados foram coletados a partir de entrevista com o gestor/proprietário do empreendimento, observação direta e análise documental, abrangendo as reservas de diárias consolidadas no período de janeiro de 2011 a outubro de 2013, sendo analisados a partir da triangulação dos dados. Os resultados evidenciam a importância da internet nas operações do hotel investigado, expresso por um incremento aproximado de 20% na venda de diárias. 

DOI: 10.18226/23190639.v4n2.03

Author Biographies

Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Administração (UFRN). Mestre em Engenharia Elétrica (UFPB). Administradora (UEPB) e Engenheira Eletricista (UFPB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  o Rio Grande do Norte.

Jeanne Christine Mendes Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Administração (UFRN). Mestre em Administração (UFRN). Administradora (UFRN). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Administração (UFRN). Mestre em Engenharia de Produção (UFRN). Nutricionista (UFRN). Professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Alexandro Vladno da Rocha, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutorando em Engenharia Elétrica (UFRN). Mestre em Engenharia da Produção (UFRN). Engenheiro Eletricista (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  o Rio Grande do Norte.

Maluh Madruga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-520092929 1073786111 9 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:11.0pt; mso-ansi-font-size:11.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->

Graduada em Administração (UFRN). Gerente do Setor de Aprendizagem do SENAR.

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-520092929 1073786111 9 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:11.0pt; mso-ansi-font-size:11.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} --Graduada em Administração (UFRN).

Published

2017-03-03

How to Cite

Rocha, F. A. F. da, Teixeira, J. C. M., Calazans, D. L. M. e S., Rocha, A. V. da, & Madruga, M. (2017). AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERNET NOS EFEITOS DA SAZONALIDADE: UM ESTUDO REALIZADO EM UM HOTEL DE PEQUENO PORTE | INFORMATION TECHNOLOGY AND TOURISM: INTERNET CONTRIBUTIONS IN THE EFFECTS OF SEASONALITY IN A SMALL HOTEL. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 4(2), 42–63. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3934

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.