A RELAÇÃO DAS ATIVIDADES INOVATIVAS COM A RECEITA LÍQUIDA DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA | THE RELATION OF INNOVATIVE ACTIVITIES WITH THE REVENUE OF BRAZILIAN INDUSTRY OF TRANSFORMATION

Authors

  • Jussieli Gregol Steinhorst Universidade Estadual Oeste do Paraná
  • Gilmar Ribeiro de Mello
  • Roger Alexandre Rossoni Unioeste - Campus Francisco Beltrão

Keywords:

Inovação, Atividades Inovativas, Desempenho Financeiro

Abstract

As pesquisas vêm destacando à importância atribuída à inovação e o que ela representa para o crescimento econômico e ao desenvolvimento das empresas. O presente estudo procurou investigar por meio das atividades inovativas quais as variáveis que tenham relação com o desempenho financeiro das empresas. Foram coletadas informações sobre as atividades inovativas e a receita do setor da indústria de transformação, a partir da pesquisa PINTEC,que é realizada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), referente ao ano de 2011. Para o tratamento dos dados utilizou-se a regressão linear múltipla, na qual foram submetidas oito variáveis relacionadas as atividades inovativas e a receita líquida. De acordo com os resultados, sendo que as atividades consideradas estatisticamente significantes foram: a introdução de inovações tecnológicas no mercado, aquisição de máquinas e equipamentos e atividade interna de pesquisa e desenvolvimento, a atividade de introdução de inovações tecnológicas no mercado com maior impacto sobre a receita líquida. As atividades consideradas estatísticamente significantes demonstram a importância de investimentos em tecnologia, de conhecimento e de atenção à introdução do produto no mercado nas quais contribuem no desempenho financeiro das empresas. Também, observou-se que o modelo apresentou elevado coeficiente de determinação ajustado (97%),o que demonstra uma forte relação entre o valor gasto nessas atividades inovativas com a receita líquida das empresas.

DOI: 10.18226/23190639.v4n1.03

Author Biographies

Jussieli Gregol Steinhorst, Universidade Estadual Oeste do Paraná

Mestranda do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Unioeste, Universidade Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão. Bacharel em Sistemas de Informação. Professora da Faculdade Ampére - FAMPER, nos cursos de Administração e Matemática.

Gilmar Ribeiro de Mello

Prof. Gilmar Ribeiro de Mello - Doutor em Ciências Contábeis
Professor Adjunto D do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus de Francisco Beltrão

Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - Campus de Francisco Beltrão

Professor do Mestrado em Contabilidade - Campus de Cascavel

Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus de Francisco Beltrão

Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão, Estratégica, Inovação e Contabilidade - GEIC

Editor da Revista Gestão e Desenvolvimento em Revista

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão

Roger Alexandre Rossoni, Unioeste - Campus Francisco Beltrão

Bolsista do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Unioeste, Universidade Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão. Bacharel em Ciências Econômicas.

Published

2016-11-24

How to Cite

Steinhorst, J. G., de Mello, G. R., & Rossoni, R. A. (2016). A RELAÇÃO DAS ATIVIDADES INOVATIVAS COM A RECEITA LÍQUIDA DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA | THE RELATION OF INNOVATIVE ACTIVITIES WITH THE REVENUE OF BRAZILIAN INDUSTRY OF TRANSFORMATION. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 4(1), 36–51. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3858

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.